Projeto estimula consciência ambiental entre estudantes de Mossoró
quinta-feira, 5 de setembro de 2013O contato direto com a natureza propicia muito saber. Quando a escola utiliza os recursos naturais que dispõe ao seu entorno, os resultados refletem positivamente no processo ensino-aprendizagem. O conhecimento vem das mais simples experiências como, por exemplo, o plantio de árvores, jardinagem ou mesmo no processo de coleta seletiva.
Em Mossoró, o bom exemplo vem da zona rural. Na Escola Sindicalista Antônio Inácio (comunidade de Barrinha), os alunos estão aguçando a percepção sobre meio ambiente através do cultivo de hortaliças.
Rotineiramente, os estudantes colocam a mão na terra, manuseiam sementes, aprendem sobre o processo de germinação e até mudam os hábitos alimentares.
O projeto Crescer, Semear e Evoluir existe há pouco mais de um ano e é desenvolvido através do programa Mais Educação do Governo Federal. Atualmente cerca de 100 crianças com idade entre 7 a 14 anos de idade participam das atividades da horta que também conta com o apoio da iniciativa privada.
Além de conciliar teoria e prática, os produtos cultivados sem agrotóxicos com a ajuda dos alunos enriquecem a merenda escola. “Nossa merenda é reforçada com tomasse, cebola, pimentão, alface, tudo retirado quintal e plantada pelos alunos. É uma experiência muito rica e de fácil aplicabilidade”, falou a diretora Eudes Maria Duarte. Segundo ela, a experiência está sendo tão exitosa que a escola está estudando a possibilidade de começar a trabalhar também com o cultivo de plantas.
Desenvolvido há pouco mais de um ano, o projeto horta na escola faz o maior sucesso na comunidade da Barrinha. Isso porque tanto os alunos, quanto a comunidade aprovaram a iniciativa desde sua implantação. “Gosto muito daqui porque a gente aprende como funciona a plantação e participa de tudo até a colheita. É bem legal”, comentou André Lucas, 11 anos. Alguns estudantes despertaram até para a profissionalização na área. “Acho que vou estudar agronomia porque mexe com plantas e eu gosto muito”, falou Starly Jordan, 13.
Empresas se engajam
O Projeto Crescer, Semear e Evoluir faz farte do programa Mais Educação, mas também conta com o apoio da iniciativa privada. Um exemplo disso é a empresa SC TEC Plantec que se tornou parceira da iniciativa. A empresa construiu os canteiros para a plantação das hortas e também ofereceu apoio técnico para os trabalhos de plantio e colheita.
Mais notícias sobre Mossoró:
- Desenvolvimento Social de Mossoró organiza segunda etapa do Casamento Coletivo
- Cartas para Papai Noel aguardam adoção nos Correios de Mossoró
- Dayane Nunes apresenta especial Alcione no Sacolão Cultural deste sábado
- Artistas locais animarão a sexta de carnaval em Mossoró
- Maratona de Revezamento Mossoró/Tibau acontece no dia 18